YouTube Facebook Home Dicas e Cheats Jogos Niveis Itens Arquivos Image Map

Pesquisar:

Personagens




Lista de personagens de crash bandicoot:

Personagem em destaque

Nitros Oxide
Noxide cor-
Nitros Oxide é um alienígena do planeta Gasmoxia que serve como o principal antagonista de Crash Team Racing. Ele apareceu pela primeira vez em Crash Team Racing e sua última aparição foi em Crash Bandicoot Nitro Kart 2. Ele é um perdedor muito dolorido, e tem um temperamento quente.
Em Crash Team Racing
Nitros Oxide foi visto pela primeira vez em Crash Team Racing, quando ele veio para a Terra para desafiar as pessoas do planeta a uma competição de corrida ele chamou de Sobrevivência dos mais rápidos. Ele disse que se os habitantes da Terra ganharem o concurso então ele iria deixar a Terra em paz, mas se ele ganhasse ele iria transformar a Terra em um estacionamento gigante de concreto e escravizar os habitantes do planeta. Crash então foi o  piloto Campeão da Terra e foi capaz de derrotar Oxide e ele voltou para Gasmoxia de vergonha. Como dito nos créditos, depois de anos de terapia, Nitros Oxide começou a correr novamente, mas ele escolheu o monociclo como um veículo e acabou em um acidente grotesco. Seu hovercraft é verde escuro.
Em  Crash Bash
Em Crash Bash , ele apareceu novamente como o chefe final. Ele estava a caminho de casa em Gasmoxia até correr para este planeta, e percebendo Crash e seus amigos ele luta com você em sua nave espacial e aterrissar em um mundo que parecia muito os níveis futurista de Crash Bandicoot 3: Warped , em que você deve pará-lo em um desafio como os níveis balísticos.

Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex

Quando os logotipos são mostrados no início do jogo, você pode vê-lo voando pelo espaço, provavelmente voando de volta para Gasmoxia.
Crash Nitro Kart
Mais tarde, ele foi visto em Crash Nitro Kart na corrida para o Imperador Velo 27 na equipe dele, ao lado Zem ,Zam e Velo. Após um acidente de monociclo sobre Gasmoxia, Óxido voltou para se vingar de Crash e seus amigos, trazendo seus aliados, Zam e Zem para a briga. Esta foi a sua primeira aparição oficial jogável.
Crash Twinsanity
Em Crash Twinsanity , ele aparece como um cameo, e é um dos vilões da "festa de aniversário" de Crash, chegando em seu hovercraft de Crash Team Racing. Ele parece ter dois tons diferentes de verde em sua pele e seu focinho é mais longo e possui saliências sobre ele.
Crash Bandicoot Nitro Kart 2
Ele aparece nesse jogo se aliando com Cortex e com Ripper Roo para destruír a floresta de Bambu, assim acabando com a maior reserva natural de Bambu do mundo. Yaya Panda, moradora da floresta e fera nos karts pediu ajuda para Crash e seus amigos.

Heróis

Crash Bandicoot

O herói principal da série. Crash é um bandicoot geneticamente alterado pelos cientistas do mal Neo Córtex e Nitrus Brio numa tentativa de criarem um exército de animais mutantes para dominarem o mundo, mas o experimento falha e Crash não adquire maldade no coração. Seus passatempos preferidos são comer frutas Wumpa (uma espécie de fruta que lembra uma mistura de uma maçã com um pêssego) e dormir.
Em Crash Tag Team Racing, Crash adquire uma personalidade iperativa.
Sua primeira palavra foi panquecas.

Coco Bandicoot

A irmã caçula de Crash, e geralmente sua voz da razão. É fascinada por tecnologia e artes marciais e sempre vive às voltas com um laptop. Ela fez sua primeira aparição em Cortex Strikes Back, e voltou como personagem jogável em Warped e The Wrath of Cortex. Em N-Tranced, ela serve como o segundo chefe do jogo. A partir de Crash Tag Team Racing, ela possui uma enorme rixa com Nina Córtex e em Crash of the Titans ela é capturada por Cortex mas é salva no final do jogo. Em Crash Bandicoot: Mind Over Mutant ela é um personagen jogável nas plataformas Nitendo Wii e XBOX 360.

Polar

Um filhote de urso polar, animal de estimação de Crash. Fez sua primeira aparição em Cortex Strikes Back ajudando Crash a navegar pelos níveis na neve. Ele também é personagem jogável de Crash Team Racing, e é um personagem secreto de Crash Nitro Kart. Fez uma aparição menor em Crash Bandicoot Purple: Ripto's Rampage e um cameo em Crash Boom Bang!. Por razões desconhecidas, ele também é um integrante da "festa de aniversário" de Crash em Crash Twinsanity.

Pura

Um filhote de tigre, animal de estimação de Coco. Ele fez sua primeira aparição em Crash Bandicoot 3: Warped, ajudando Coco a navegar pela Grande Muralha da China e em Crash Team Racing, tendo os mesmos níveis que Polar. Em Crash Nitro Kart, ele é um personagem secreta e é jogável em Crash Boom Bang!. Fez também uma aparição especial em Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex. De acordo com a Naughty Dog, os designers resolveram que Pura seria um urso panda, mas resolveram trocar o panda por um tigre devido ao fato de acharem que ficaria muito similar à Polar do jogo anterior.

Crunch Bandicoot

Um outro bandicoot geneticamente alterado, criado por Córtex para que destruísse Crash e Coco, mas na última hora muda de atitude e fica amigo deles. Fez sua primeira aparição em The Wrath of Cortex. Em Crash Bandicoot 2: N-Tranced, ele é hipnotizado por N. Trance, o que faz com que ele fique mau novamente e sirva como o primeiro chefe do jogo. Quando sai do transe hipnótico de N. Trance, ele pode ser controlado nas fases com a Atlasfera. Em Crash Twinsanity, ele faz um cameo na "festa de aniversário" de Crash, que é na verdade uma reunião de vários vilões com os quais Crash já batalhou. Porém, Crunch está realmente acreditando que é o aniversário de Crash, trazendo na cabeça uma coroa de papel e um bolo nas mãos. Em Crash Tag Team Racing, a personalidade de Crunch é idêntica a do rapper Mr. T.

Aku Aku

  • O espírito de um curandeiro que foi aprisionado numa máscara. Pediu a ajuda de Crash para que parasse com a poluição na ilha de N. Sanity no primeiro jogo da série, e desde então age como uma figura paterna para Crash e Coco.É o irmão mais velho de Uka Uka,mais os dois se odeiam,fato revelado em Mind Over Mutant,no aniversário de Aku Aku,Uka Uka deu a ele meias de presente.
Seu nome provavelmente deriva da palavra tribal da Ilha de Páscoa "Aku-Aku", que quer dizer "guia espiritual". Coincidentemente, o nome de Aku Aku é escrito assim em Crash of the Titans.

Vilões

Dr. Neo Córtex

O grande vilão das aventuras de Crash, é um cientista paranóico que só tem uma ambição: dominar o mundo. Possui um gigantesco "N" tatuado na testa e tem sonhos de se aposentar e ir à uma praia com uma mulher ao seu lado. Seu nome é um trocadilho com a região do cérebro chamada neocórtex e, ironicamente, o nome de Córtex é constantemente escrito assim em Crash Tag Team Racing.
Também em Crash Tag Team Racing, é revelado por Ebeneezer von Clutch que seu nome completo é Neo Periwinkle Córtex. (Traduzido de Crash Tag Team Racing)</span> </ref>. É também revelado em Crash of the Titans que Córtex é um experiente tocador de piano.

Pinstripe Potoroo

Pinstripe (nome verdadeiro: Pinstripelli Potorotti) é um potoroo vestido ao estilo máfia italiana que sempre carrega uma metralhadora. Sua aparição e modos são baseados nos de Michael Corleone; de acordo com a Naughty Dog, ele foi criado quando um dos designers assistiu O Poderoso Chefão.[2] No primeiro jogo da série, Pinstripe é o executivo chefe da refinaria de Córtex, de nome "Córtex Power". Ao batalhar com Crash e ser derrotado, ele acidentalmente atira no núcleo da fábrica, o que causa seu defeito. De acordo com o epílogo do jogo, ele se mudou para Chicago, onde (ironicamente) se tornou dono de uma companhia de saneamento, e tem ambições de concorrer a governador. Ele reaparece em Crash Team Racing como o penúltimo chefe e personagem jogável e, de acordo com o epílogo, se tornou um bem-sucedido vendedor de carros usados em Nova Jersey. Neste jogo, ele fala pela primeira vez. Ele também é personagem jogável de Crash Boom Bang!, e também fez uma aparição especial em Crash Twinsanity na "festa de aniversário" de Crash.

N. Trance

É um hipnotizador da Quinta Dimensão que se parece muito com um ovo,feito por N. Tropy . Fez sua primeira aparição em Crash Bandicoot 2: N-Tranced como um dos vilões principais, e depois em Crash Nitro Kart. Ele também faria uma aparição especial em Crash Twinsanity, mas a cena foi cancelada devido a problemas técnicos. Seu nome é um trocadilho com a expressão inglesa "in trance" ("em transe").

Ripper Roo

Um canguru que mora numa cachoeira, e um dos primeiros animais a ser submetido ao experimento de Córtex. Devido ao fato de ser muito exposto ao raio do Vórtice de Córtex, ficou louco. No epílogo do primeiro jogo, é revelado que ele fez terapia e virou um escritor.[3] Esse epílogo se torna de certa forma acurado em Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back, quando ele se torna obcecado por literatura, tendo uma enorme biblioteca em sua cachoeira. Infelizmente, ele não pode ser submetido a explosões, o que faz com que ele volte à sua forma louca. Dois anos depois de Crash 2, Roo volta como chefe e personagem jogável de Crash Team Racing que, depois de três anos do primeiro jogo, volta a ter o epílogo quando o jogo é 100% completo. Esse epílogo alega que Roo virou governador, convencendo a todo mundo com sua frase "Louco é aquele que age como um louco" (essa frase é uma possível referência ao filme Forrest Gump). Em todos os jogos que apareceu, Roo não fala uma palavra, apesar de seu riso (tirado do riso da hiena do filme de 1955 A Dama e o Vagabundo) servir como uma espécie de fala. Durante a fase de projetos de CTR, Roo falaria um inglês fluente, mas isso foi deixado de lado mais tarde (essa regra de Roo falar fluentemente foi mantida no Japão). Roo fez seu retorno em Crash Bash como um obstáculo na fase "El Pogo Loco", e também em Crash Twinsanity como um convidado para a "festa de aniversário" de Crash. De acordo com a Naughty Dog, Roo foi criado para demonstrar os perigos do Vórtice de Córtex de uma maneira engraçada e para permitir o uso de animação sobreposta.[2] Ele também seria personagem jogável de Crash Nitro Kart durante a fase de projetos.

N. Gin

Um ex-físico da indústria militar que teve um míssil instalado na cabeça devido a um experimento fracassado. Isso o obrigou a ser um cibórgue a vida toda, e por isso resolveu virar assistente de Córtex. A partir de Crash Tag Team Racing, ele adquire uma personalidade masoquista[4], suicida[5], bipolar e afeminada. Em Crash: Mind Over Mutant, N. Gin foi abandonado por Cortex na Ilha Wumpa, onde se instalou no velho observatório de lá, e provavelmente, comanda os Ratcinianos, pois eles também foram abandonados pelo Cortex. Seu nome é um trocadilho com a palavra "engine" ("motor" em inglês).
No site da Naughty Dog (e em Crash of the Titans), seu nome é escrito como N-Gin.

Irmãos Komodo

Dois dragões-de-Komodo samurais. Seus nomes são Komodo Moe (o gorducho; não é muito inteligente, mas ataca como ninguém) e Komodo Joe (o magrelo; o "cabeça" do grupo). Fizeram sua primeira aparição como chefes em Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back, com ataques de cimitarras e giros. Em Crash Team Racing, Moe não aparece, mas Joe é o terceiro chefe do jogo, falando inglês fluentemente pela primeira vez e também é um personagem jogável (caso a gema azul for conseguiga). Em Crash Bash, os dois irmãos retornam na fase "Big Bad Fox" como chefes, operando uma gigantesca fortaleza-canhão e depois tanques de guerra comuns. Eles também fizeram aparições especiais numa pintura em The Wrath of Cortex, e Joe separadamente como uma estátua na fase "Jungle Boogie" em Crash Nitro Kart (versão para GameCube). Eles seriam personagens jogáveis de Crash Nitro Kart durante a fase de protótipos.

Dr. Nefasto Tropy




Um viajante do tempo, contratado por Uka Uka em Crash Bandicoot 3: Warped para criar a estrutura que os personagens usam para viajar no tempo (chamada de Tornado Temporal). Ele também serve como o terceiro chefe do jogo. Tropy também é conhecido por carregar um gigantesco aparato parecido com um garfo que é capaz de criar ondas eletromagnéticas que desintegram seus oponentes.

Tropy também serve como personagem jogável de Crash Team Racing, sendo habilitado se o jogador vencer todos os seus fantasmas no modo "Tentativa de Tempo". Em Crash Bandicoot 2: N-Tranced, Tropy serve como o vilão principal ao lado de N. Trance. Ele também serve como um dos chefes de Crash Twinsanity ao lado do Dr. Nitrus Brio, e logo após aparece no mesmo jogo ao lado de Brio e N. Gin na cena do tesouro. Tropy também faz um cameo em Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex na reunião de malvados e em Crash Boom Bang!.
Também em The Wrath of Cortex, seu nome é escrito erroneamente como N. Trophy nos créditos.

Dingodilo

Uma mistura de dingo com crocodilo (seu nome é uma combinação das duas palavras). É um piromaníaco nato, vive sempre às voltas com um lança-chamas e gosta de ler Shakespeare e jogar croquê. Apareceu pela primeira vez em Warped. Ele também é personagem jogável de Crash Team Racing, tendo os mesmos níveis que Pequeno Tigre. De acordo com o epílogo do jogo, ele supostamente abriu uma loja de animais (híbridos como ele) no final dos eventos do jogo[6]. Faz parte do time do bem em Crash Bash, tendo os mesmos níveis que Rilla Roo. Ele também faz uma curta aparição em The Wrath of Cortex na convenção de malvados de Córtex, e em Twinsanity na "festa de aniversário" de Crash, e também serve como chefe do mesmo jogo. Ele também aparece na versão para Nintendo DS e Game Boy Advance de Crash of the Titans e é o primeiro chefe de Crash Bandicoot: The Huge Adventure. Ele fala com um fortísssimo sotaque australiano.
  •  

Nina Córtex

É a sobrinha de Neo Córtex, com braços mecânicos que são usados para pegar coisas e abater inimigos, e um aparente comportamento gótico. Ela foi desenvolvida para Crash Nitro Kart quando estava sendo desenvolvido pela Traveller's Tales, e então usada em Crash Twinsanity como personagem jogável. Ela também é jogável em Crash Tag Team Racing, e a vilã principal em Crash of the Titans.
Nina fez sua primeira aparição em Crash Bandicoot Purple: Ripto's Rampage. Ela parece ser um prodígio nas corridas, sendo capaz perseguir Polar por um grande tempo sem demonstrar sinais de cansaço. Em Crash Twinsanity, Crash e Córtex rumam à Academia do Mal para pegá-la, assim ela pode ajudá-los a salvar o mundo. Assim que Córtex a encontra, ela precisa escalar ao telhado para deixar a escola. Durante o jogo ela é seqüestrada por Crash do Mal na Décima Dimensão, mas no final é capaz de derrotar os Gêmeos do Mal. Em contraste à sua aparição anterior, ela aparenta não mostrar muita personalidade, não falando uma única palavra durante o jogo todo (com exceção de um simples "Hã?" na cena final).
Em Crash Tag Team Racing, a personalidade de Nina é muito diferente da de Purple. Nesse jogo, ela vive tentando acabar com os Bandicoots junto com Córtex e N. Gin. Também no mesmo jogo, Coco parece ter uma enorme rixa com ela. Seu design é igual ao de Twinsanity no jogo, exceto que sua altura mudou, deixando-a mais baixa. Em certo ponto do jogo, Nina arruma um bico para poder comprar o carro Angsterator, chegando a ponto de implorar para Crash ajudá-la a arrumar um emprego.[7]
Nina é normalmente retratada como uma pessoa facilmente enjoativa e com um olhar pessimista na vida, como um gótico estereotipado. Porém, ela é retratada muito diferentemente em Ripto's Rampage, tendo um jeito de fala infantil, se referindo na terceira pessoa e chamando Spyro de "cãozinho roxo".[8]
Em Crash of the Titans, Uka Uka substitui Neo Córtex por Nina devido ao fato de estar cansado de sua incompetência. Nina consegue fazer lavagem cerebral em Coco no decorrer da aventura. Ela também batalha com Crash num gigantesco corpo robótico de aranha (chamado de "Aracnina"), sua maneira de "Se você quer um serviço bem-feito".
Pode ser que Nina seja a filha de Neo, pois em Crash Twinsanity, quando Nina é seqüestrada pelo Crash do Mal, Neo quase se refere a ela como filha, mas disfarça rapidamente[9]. Isso é uma possível referência a Crash Nitro Kart, pois quando estava sendo desenvolvido pela Traveller's Tales, Nina seria introduzida como filha de Neo. Porém, se esse fato for anulado, isso pode significar que Córtex tem (ou teve) uma esposa.

Assistentes de laboratório

São os fiéis subordinados do Dr. Neo Córtex, e se caracterizam por se vestirem sempre da mesma forma: jaleco branco e óculos. Porém, a partir de jogos futuros, a roupa deles pode mudar de acordo com o nível em que estão. É revelado em Crash Bandicoot 3: Warped que eles são na verdade andróides.

Rilla Roo

Uma mistura de gorila com canguru que apareceu somente em Crash Bash. Ele seria personagem jogável de Crash Nitro Kart.

Nitros Óxido

Um alienígena muito temperamental e narcisista do planeta Gasmóxia, que fez sua primeira aparição em Crash Team Racing. Ele se autodenomina "O corredor mais rápido da galáxia", e corre contra os outros para testar suas habilidades, geralmente destruindo o planeta natal do perdedor.
Apesar de sua idade ser desconhecida, julga-se que ele deva ser um pouco velho, devido a uma afirmação que ele faz no final de Crash Team Racing. [10] Ele passou a maioria da sua carreira de corredor viajando pelo cosmos, correndo contra outros aliens e destruindo os planetas natais de quem perdeu. Não é enquanto ele chega na Terra onde sofre sua primeira derrota. Traumatizado por essa perda, Óxido voou de volta para Gasmóxia e se isolou da sociedade, somente voltando para a sua carreira de corredor depois de vários anos de terapia. Porém, ele sofreu um acidente indescritivelmente horrendo com um monociclo, e não foi muito visto desde então.[11] Ele foi visto pela última vez servindo ao Imperador Velo XXVII em seu Circuito da Galáxia. Ele também fez aparições especiais em The Wrath of Cortex e Twinsanity, na "festa de aniversário" de Crash. Ele também foi o último chefe de Crash Bash. Seu nome é um trocadilho com o gás óxido nitroso.
Em Crash Nitro Kart, seu nome é erroneamente escrito como Nitrous Óxido.
  •  

Crash do Mal

Uma versão negativa de Crash, que fez sua primeira aparição em Twinsanity. Ele apareceu primeiramente como um vilão no jogo seqüestrando Nina, mas depois serve como um herói, comendo os Gêmeos do Mal. Ele também aparece como uma roupa em Crash Tag Team Racing, onde é chamado de "Nega Crash". Não confundir "Crash do Mal" com "Crash Falso". Crash do Mal é também chamado de Evil Crash e como dito ele é canibal. O outro item é que ele é estremamente forte comparando com Crash Bandicoot

Mega-Mix

No final de Crash Bandicoot: The Huge Adventure, a máquina que Córtex usou para encolher o planeta (o Minimizador Planetário) entra em defeito e um raio atinge Córtex, N. Gin, Pequeno Tigre e Dingodilo, misturando-os e formando um monstro horrível chamado de Mega-Mix.
Mega-Mix possui o lado direito da cabeça de Córtex, o lado esquerdo da cabeça de N. Gin, corpo e braços de Pequeno Tigre e pernas e cauda de Dingodilo. Mega-Mix também aparece no modo multiplayer de Crash Bandicoot 2: N-Tranced.

Imperador Velo XXVII

Um imperador alenígena de um reino desconhecido e um corredor fanático e egotista. Ele diz ser "o corredor mais realizado da galáxia". Porém, isso se prova falso quando é derrotado por Crash ou Córtex.
Velo é um imperador poderoso, com milhares de súditos (lembrando pequenos duendes) o seguindo, e um coliseu no topo do seu planeta que lembra sua cabeça. Seus súditos estão em constante necessidade de entretenimento, e quando as lendas das habilidades de pilotagem de Crash e seus amigos chegam aos seus ouvidos, ele imediatamente os seqüestra e os faz correrem em seu Circuito da Galáxia, com a ameaça de destruir a Terra se não correrem.[12] Quando os súditos de Velo são derrotados um a um, Velo se revela o Campeão Galáctico e corre contra os terráqueos pessoalmente. Após sua derrota, Velo tem um ataque e explode (literalmente). O Velo com o qual os terráqueos correram era somente uma armadura robótica, o que assusta os seguidores dele.[13][14] O Velo verdadeiro é igual aos pequenos duendes que o seguem. No final de Crash, Velo segura seu cetro triunfalmente para poder ganhar de volta seus seguidores, mas não tem sucesso. Fraco, Velo abre mão de seu império e de toda a influência feita em seus súditos.[15] Crash pensa nisso seriamente (ele até imagina o planeta com o formato de sua cabeça), mas decide não aceitar a idéia e devolve o cetro a Velo. No final de Córtex, Velo não está tão animado para entregar seu poder. Quando ele vê Córtex com seu cetro, ele o ataca numa tentativa de pegá-lo de volta, mas então é detido por Pequeno Tigre, o que o obriga a abrir mão do cetro.[16]
Velo é um indivíduo de tendências sádicas e narcisistas, sendo quase idêntico ao personagem Nitros Óxido da mesma série. (Ironicamente, Óxido é visto servindo a Velo neste jogo.)
O nome de Velo tem vários significados. O primeiro pode derivar da palavra espanhola "velo", que significa "véu, disfarce", numa referência ao fato de o verdadeiro Velo estar encoberto sob uma armadura robótica. Outro significado deriva de "bicicleta" em francês ("velo"), fazendo referência ao título de corredor de Velo. O significado mais provável e aceito deriva da palavra "velocidade", também fazendo referência ao título de corredor de Velo.
 real Velo

Zam e Zem

São dois alienígenas corredores que fazem parte da equipe de Nitros Óxido em Crash Nitro Kart. Zam é uma espécie de cachorro alienígena, fato demonstrado pelo seu comportamento e aparência. Zem é uma criatura glutônica, o que é demonstrado pelas suas sentenças e o fato de estar constantemente fazendo barulhos de arroto.

Madame Amberly

É a diretora da Academia do Mal. Ela é uma mulher grotescamente obesa de sotaque alemão que, para se mover, faz uso de cabos plugados às costas. Ela conhece Neo Córtex e seus amigos cientistas desde que eram crianças, e continua dirigindo a Academia mesmo depois de adultos. Como dona de uma instituição que cria criminosos, ela adora caçoar de seus alunos, numa tentativa de treiná-los emocionalmente, especialmente Córtex, a quem ela chama de bebê chorão mesmo depois de adulto. Sua relação com Nina Córtex, uma estudante da Academia que acontece ser a sobrinha de Neo é desconhecida, pois elas nunca são vistas interagindo entre si. Adicionalmente, Madame Amberly é capaz de manipular eletricidade, usando esta habilidade para abrir os canos de seu gigantesco órgão para manipular um enxame de sinos de tamanho médio para atacar alunos desobedientes.
Quando Amberly e Córtex se reencontram em Twinsanity, ela mais uma vez caçoa de Córtex como fazia há muitos anos antes, sendo ainda capaz de assustar o cientista normalmente calmo. Quando ela pensa que Córtex é um barbeiro[17], Neo tenta mostrar quem manda, mas somente choraminga sua verdadeira profissão para Amberly, que ainda o vê como uma "minhoquinha". Para mostrar a Córtex quem é superior, ela luta contra ele, mas Córtex consegue derrotá-la e ela afunda numa substância verde, e nunca mais foi vista.

Elementais

Os Elementais são um grupo de máscaras renegadas que devastaram a Terra há milhares de eras atrás.[18] Eles foram trazidos à vida novamente em Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex, o único jogo no qual apareceram. Cada um deles usa e representa os quatro elementos clássicos da natureza: terra, fogo, água e ar.
De acordo com uma história que Uka Uka conta no manual de instruções de The Wrath of Cortex, os Elementais causaram uma enorme confusão no mundo e seus habitantes. Os Antigos Ancestrais tiveram uma longa batalha com os Elementais, e os aprisionaram em Cristais de Poder. Esse estado de hibernação duraria por milênios. Vários anos depois, os Elementais foram despertados por Uka Uka e Córtex, que estão à procura de uma fonte de poder para a arma secreta de Córtex, Crunch Bandicoot.
Devido ao seu pouco tempo de aparição, somente detalhes de suas personalidades são reveladas: Rok-Ko tem uma personalidade aparentemente de valentão, sempre xingando e ameaçando Crash.[19] A personalidade e voz de Wa-Wa é baseada na de um sargento estereotipado, sendo agressivo e falando alto.[20] Py-Ro aparenta ser instável e piromaníaco[21], e Lo-Lo é aparentemente o brincalhão do grupo.[22]

Gêmeos do Mal

Victor e Moritz, conhecidos coletivamente como Gêmeos do Mal, são papagaios mutantes (apesar de parecerem e se comportarem mais como periquitos), antigos animais de estimação de Córtex de quando era criança e as primeiras cobaias no (então em fase de testes) Evolvo-Raio.[23] Acidentalmente, o Evolvo-Raio acabou mandando os dois papagaios para a Décima Dimensão. Lá, eles se transformaram nas criaturas que são e, em Twinsanity, eles retornam da Décima Dimensão para se vingarem de Córtex e destruirem as Ilhas Wumpa.[24] Eles também são capazes de usar telecinésia, a ponto de conseguirem arrancar o cérebro de Córtex de dentro do crânio e ressuscitarem um totem.
Cada gêmeo tem uma personalidade diferente. Enquanto Victor é o mais sério e sinistro da dupla, Moritz é o mais abobalhado e está constantemente pedindo por comida.[25] [26] Seus nomes foram tomados do cientista fictício Victor Moritz, da adaptação de 1931 de Frankenstein.
Além de serem capazes de usar telecinésia, eles também podem mudar a realidade, sendo capazes de transformar sua antiga gaiola em um robô gigante. Em Twinsanity, Córtex, Crash e Nina batalham contra eles no Meca-Bandicoot, destruindo o robô. Eles são vistos pela última vez andando para a cabana do Crash do Mal, e são devorados por ele próprio.

Uka Uka

É o poder acima de Córtex e seus capangas. Apesar de ser o irmão gêmeo de Aku Aku, os dois são exatamente opostos. Por muito tempo esteve aprisionado por Aku Aku, mas quando um pedaço da nave espacial do Dr. Córtex caiu na Terra assim que o Dr. Nitrus Brio a explodiu em Cortex Strikes Back, acabou explodindo a prisão, e Uka Uka foi libertado, fazendo sua primeira aparição em Crash Bandicoot 3: Warped, e desde então age como mentor dos planos de Córtex e sua gangue. É revelado em Crash of the Titans que ele é o caçula.Em Mind Over Mutant ele é traído por Cortex,foi preso a uma máquina que sugava sua mojo e um Grimly o torturava o forçando a comer bolo.
Também nesse jogo, seu nome é escrito erroneamente como Uka-Uka.

Coala Kong

É um coala extremamente musculoso e um dos primeiros mutantes criados por Córtex. Fez sua primeira aparição no primeiro jogo da série. Durante a criação de Kong, o doutor Córtex dedicou "muitos prótons ao departamento de músculos e poucos para o do cérebro". Esta frase sugere que Kong possui uma personalidade igual à de seu sucessor espiritual, Pequeno Tigre. Além disso, Kong não demonstra nenhuma personalidade nos jogos.
Em Crash Bandicoot, Kong ataca Crash numa mina localizada numa caverna de lava, e seus ataques se resumem somente a atirar pedras e, de acordo com o epílogo do jogo, ele se mudou para Hollywood para se tornar um grande astro de cinema, e que estava trabalhando com um logopedista para melhorar sua dicção. Esse epílogo seria referenciado em Crash Twinsanity, onde Kong falaria. Porém, a cena foi muito complicada para se realizar e, portanto, Kong faz somente uma aparição na "festa de aniversário" de Crash.
Em Crash Bash, Coala Kong é invocado para jogar no time de Uka Uka, e serve como um dos personagens mais fortes do jogo, tendo um chute poderoso e a capacidade de atirar caixas tão alto quanto Pequeno Tigre, sua versão do time do bem. Esse é o único jogo em que Kong "fala", emitindo rugidos. Ao contrário dos outros personagens na versão japonesa do jogo, esses rugidos foram mantidos para Kong (os outros personagens tinham sobreposições de voz).

Tiny Tiger

É um tigre-da-tasmânia musculoso criado por Nitrus Brio no segundo jogo da série para impedir Crash de continuar coletando cristais para Córtex. Porém, Córtex conseguiu passar Pequeno Tigre para seu lado quando Brio desaparece. Assim como Coala Kong, Pequeno Tigre possui uma força bruta, mas não é muito inteligente e refere-se na terceira pessoa. Ele às vezes ataca com uma lança, como evidenciado em Crash Bandicoot 3: Warped e Crash Bandicoot: The Huge Adventure.
Em Crash of the Titans, Pequeno Tigre se torna um tigre-siberiano e fica um pouco mais inteligente e menos violento. Ele também fez cameos em Crash Boom Bang! e em Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex.

Neutros

Penta Pingüim

Um pingüim que fez sua única aparição confirmada em Crash Team Racing, sendo habilitável somente por código. Diz-se que ele é o mesmo pingüim mostrado no início da batalha com Dingodilo em Warped. Ele lembra os inimigos pingüim de Crash Bandicoot 2.

Tawna



A ex-namorada de Crash. Ela fez sua primeira aparição no primeiro jogo da série, onde foi mantida em cativeiro por Córtex e cabia a Crash resgatá-la. Também foi nesse jogo onde Tawna recebeu o design pelo qual quase sempre é visto: uma bandicoot loira, com shorts de brim e camiseta e tênis vermelhos (sua camiseta se torna rosa em Crash Boom Bang! e, na arte promocional, é vista com tamancos).

Ela foi cancelada dos jogos seguintes devido à sua sex appeal exagerada, que a Naughty Dog não achou que seria apropriada para jogadores mais jovens. Para que não parecesse muito drástico, brincaram que ela resolveu terminar o namoro com Crash e trocá-lo por Pinstripe. Além de sua participação em Boom Bang!, ela também fez aparições especiais em Warped e Nitro Kart, numa fotografia que Crash guarda em casa (o que significa que ele ainda pensa nela) e também em Twinsanity, na placa do Moulin Córtex.
Em Crash Boom Bang! ela aparece como personagem jogável.

Dr. Nitrus Brio

O ex-assistente de Córtex. Após os acontecimentos do primeiro jogo da série, ele aparece lutando contra ele e mais tarde por conta própria.
Brio foi uma das primeiras pessoas que Córtex passou para seu lado. Ele, assim como Córtex, estudou na Academia do Mal de Madame Amberly, onde, ao lado de Córtex, criou o Evolvo-Raio, mas devido a sua baixa auto-estima, deixou que Córtex ficasse com todo o crédito. Apesar de ser leal a Córtex no primeiro jogo em que apareceu, ainda tem suas dúvidas se os planos de Córtex podem funcionar[27]. Ele foi o penúltimo chefe do primeiro jogo da série, atacando com suas poções, e ao bebê-las, se transforma num monstro verde e musculoso. Porém, o "anônimo" inventor do Evolvo-Raio foi traído por Córtex e se resignou de sua posição. Mais tarde, ele (de acordo com o epílogo do jogo) descobriu sua verdadeira vocação para ser garçom. Nenhuma referência a esse epílogo foi feita nos jogos seguintes. Em Cortex Strikes Back, ele cria Pequeno Tigre para destruir Crash, assim ele não poderá mais coletar cristais para Córtex, e assim que Crash coleta os 42 diamantes, ele liga uma gigantesca arma laser para destruir a estação espacial de Córtex e desaparece dos jogos, apesar de pedir para Crash ativar a arma [28].
Em Crash Bash, na disputa entre bem e mal, ele é invocado para o time do mal, e de acordo com o manual de instruções europeu, pode ter sido o criador de Dingodilo. Nesse jogo, ele possui uma arma laser igual à de Córtex e é somente vista aqui. Ele retorna em Crash Twinsanity, cooperando com N. Tropy para destruir Crash e Córtex e se apoderarem das riquezas dos Gêmeos do Mal e em Crash Mind Over Mutant ao lado de Cortex, sendo o chefe ao lado de Crunch com o efeito do NV. Em Crash Twinsanity, sua forma de ataque é quase igual a de Crash Bandicoot: ao beber uma poção, se torna uma gigantesca criatura parecida com um sapo.
Ao contrário do psicopata Neo Córtex, Brio está muito longe de más intenções. Ele é a única voz da razão de Córtex no jogo em que estreou, mas devido a sua suposta auto-estima baixa, nunca é ouvido.
Se seu nome for abreviado para N. Brio, como quase sempre é feito, se torna uma brincadeira com a palavra "embryo" ("embrião", em inglês). Ele foi criado pela Naughty Dog para servir como o oposto de Córtex: "submisso à força de Córtex, lógico ao emocional de Córtex, bem-sucedido às falhas de Córtex"[2]. De acordo com uma entrevista, ele seria personagem jogável de Crash Nitro Kart durante a fase de protótipos.

Papu Papu

É um chefe aborígene muito comilão, líder da tribo de nativos da ilha de N. Sanidade. Ele não está nem do lado de Crash nem do de Córtex, mas está sempre pronto para capturar e/ou comer qualquer coisa que entrar em seu caminho.


Quando Crash naufragou na ilha de N. Sanidade no primeiro jogo da série, Papu e seu povo tentaram capturá-lo para fazê-lo de comida, mas Crash é capaz de escapar da multidão através de um javali e derrotar Papu, deixando-o inconsciente para que consiga escapar. O epílogo do jogo diz que ele vendeu as ruínas do castelo incendiado de Neo Córtex e o vendeu para um construtor de resorts, e usou os procedimentos para abrir uma gigantesca loja na ilha (esse epílogo é considerado falso, já que o castelo é visto intacto em alguns jogos, principalmente Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back e Crash Nitro Kart).

Em Crash Twinsanity, Papu tenta fazer de Córtex um sacrifício para seu deus, mas quando Crash atrapalha a oferenda, Papu manda seus súditos capturarem Crash, mas mais uma vez essa tentativa falha.
Papu também aparece como chefe e personagem jogável de Crash Team Racing se o diamante verde for coletado no modo "Aventura". Neste jogo, ele fala inglês pela primeira vez (apesar de não muito fluentemente) e, de acordo com o epílogo do jogo, Papu entrou para a Associação de Luta Livre e mudou seu nome para "Sr. Mega-Barrigão". Seu golpe principal, a "Batida do Mega-Barrigão", foi banido pela ALL depois que três lutadores tiveram a clavícula quebrada.
Ele também é o primeiro chefe de Crash Bash, onde é capaz de invocar mini-Crashes, e começa a rir quando são destruidos. Neste ponto, ele fica vulnerável, permitindo o personagem jogar uma caixa de qualquer tipo nele. Se esse processo for repetido mais duas vezes, uma pedra gigante cairá em cima dele.
De acordo com a Naughty Dog, Papu foi criado para permitir a animação de gordura que balança.

Titãs

Os inimigos principais de Crash of the Titans. Eles são criaturas submetidas ao Evolvo-Raio de Córtex e depois à substância mágica Mojo. Todos eles são híbridos. Cada Titã é dividido em cinco categorias: Força Bruta, Locomotiva, Capitão, Projétil e Titã Chefe.
Os titans são: Ratcicle, magdom, Spike, Snipe, Stench, Shelephant, Scorporila, Goar, Ee-letic, Rhinoroller, Battle, Sludge, Grymli e TK

magdom


Crash Falso

Um clone de Crash, só que com grandes sobrancelhas e dentes. Fez cameos em Crash Bandicoot 3: Warped, mas fez uma aparição maior em Crash Bandicoot 2: N-Tranced e na versão japonesa de Crash Bash, Crash Bandicoot Carnival. É também personagem jogável em Crash Team Racing, sendo habilitado se o diamante roxo for coletado e também é jogavel em Crash Nitro Kart do lado do bem.

Visconde


É um diablo-da-tasmânia extremamente rico e vilão principal de Crash Boom Bang!. Ele passou sua vida inteira procurando por um objeto capaz de conceder desejos a quem primeiramente tocar nele chamado "Super-Grande Cristal de Poder" para terminar a trilha de seus ancestrais, mas sem sucesso. Ele então chama Crash e sua turma para encontrarem para ele, mas Crash arruina os sonhos do Visconde quando toca nele.

Willie Wumpa Cheeks

Uma fruta Wumpa mutante, mascote de Ebeneezer von Clutch em Crash Tag Team Racing. Mais tarde, é revelado que ele roubou o Diamante de Poder Coração Negro de Von Clutch, e é explodido por Neo Córtex mais tarde.

Ebeneezer von Clutch

Um cibórgue dono do parque de diversões MotorWorld em Crash Tag Team Racing. Ele funciona a partir de uma jóia chamada Diamante de Poder Coração Negro, que é roubada por Willie Wumpa Cheeks mais tarde no jogo. Ebeneezer fala com um sotaque alemão estereotipado, e é revelado em uma cena do jogo que ele é um grande fã da franquia Crash, tendo todos os jogos.

Pasadena O'Possum

Uma gambá e fiel subordinada de Ebeneezer von Clutch em Crash Tag Team Racing. É evidente que ela tem uma quedinha por Crash, e geralmente está o flertando. Também fica evidente que ela é do Texas devido ao seu sotaque. Seu sobrenome é uma brincadeira com "Opossum", que significa gambá em inglês.

Vigias do parque

São os funcionários do parque MotorWorld, empregados de Ebeneezer von Clutch. Eles se caracterizam por sempre estarem usando uma roupa à prova de gás venenoso. Porém, eles não são muito fãs de Von Clutch devido ao fato de ele não os pagar bem[35], a roupa que ele os obrigam a usar[36] e abuso[37]. Eles também são colocados em condições muito perigosas de trabalho, como evidenciado nas pistas "Pirates of the Carburator" e "Tire and Ice".

Chick e Stew

Dois frangos que servem como locutores de Crash Tag Team Racing. Chick é o mais sério do grupo, enquanto Stew é o mais engraçado, e freqüentemente está mudando seu penteado quando a câmera o pega. Eles são uma paródia a Howard Cosell e George Foreman, respectivamente.

Crash carbono
Um clone do Crash que apareceu em Crash of the Titans como o segundo jogador. Ele também foi jogavel em Crash Mind Over Mutant no modo 2 players para PS2.Ele é considerado um personagem do bem.

Outros

Esta seção é para personagens cujo gênero (bom, mau ou neutro) é desconhecido e/ou fizeram aparições em somente um jogo da série e nunca mais retornaram por razões desconhecidas.

Baby T

Um filhote de tiranossauro encontrado obviamente nas fases pré-históricas de Crash Bandicoot 3: Warped. Apesar de Crash tê-lo levado para casa no final dos eventos do jogo, Baby T nunca mais apareceu em jogos futuros. Por ele ter ajudado Crash ele pode ser um personagem do bem. Ele teria aparecido em crash bash.

Boo, o Javali

Um filhote de javali encontrado no primeiro jogo enquanto nosso herói tentava escapar dos nativos da ilha N. Sanidade. Boo serviu de animal de montaria para Crash, passando por perigosos obstáculos(mais tarde ele seria substituído por Polar em Crash 2; e por Pura, no caso dirigida por Coco em Crash 3). Não se sabe o que ocorreu com Boo após ajudar Crash, mas Crash mais tarde encontra javalis idênticos a Boo, agora como inimigos nos níveis de travessia de ponte. Acredita-se que nenhum deles é o próprio Boo. Também existe a suposição de que os javalis nos níveis de travessia da ponte, são na verdade fantasmas de Boo, que acidentalmente morreu quando Crash termina de passar os níveis. Em twinsanity quando cortex fala para crash ajudar a impedir os gemêos do mal a destruir a ilha ele fala a palavra boo e um javali passa correndo muitos dizem que ele é boo, o javali mas nada foi confirmado

Garotas do troféu

Vistas somente em Crash Team Racing, são as garotas que entregam os prêmios aos jogadores. São elas: Isabella (que tem cabelos louros e roupas azuis e entrega prêmios para Crash, Coco e Crash Falso), Ami (que tem cabelos pintados de verde e uma roupa verde e amarela e entrega prêmios para Pequeno Tigre, Dingodilo, Ripper Roo, Pinstripe, Komodo Joe, Papu Papu e Penta Pingüim), Megumi (que tem cabelos turquesa e uma roupa cinzenta e entrega prêmios para Córtex, N. Gin e N. Tropy) e Liz (que tem cabelos negros e uma roupa que consiste de uma camiseta verde e uma minissaia roxa e entrega prêmios para Polar e Pura). Elas provavelmente não são mais vistas devido ao que aconteceu com elas de acordo com o epílogo: Ami resolveu se tornar uma corredora também sob o pretexto de "não querer mais distribuir troféus, mas sim ganhar alguns"; Liz posou para a revista "Bandiboy" (possível paródia à revista Playboy) e comprou a mansão em Malibu com a qual tanto sonhava; Isabella se tornou atriz e inclusive fez uma pontinha na temporada final do seriado "Baywaters" (paródia ao seriado Baywatch) e Megumi criou a fábrica de perfumes "Odecoot".

Fazendeiro Ernest

Um casuar dono de um pomar de frutas Wumpa que vive em cima da caveira da montanha da Ilha de N. Sanidade que apareceu somente em Crash Twinsanity, perguntando a Crash para limpar seu pomar das minhocas que o atacam, oferecendo em troca um cristal, ao que Neo Córtex atira nele e rouba o cristal, alegando "Isto não é um jogo!".

Bearminador

Um gigantesco urso-polar que usa um chapéu de marinheiro azul e opera um grande submarino capaz de atirar bolas de canhão e ursos-polares mecânicos que soltam mísseis. É o segundo chefe de Crash Bash, e seu nome é uma óbvia referência à série de filmes O Exterminador do Futuro. Bearminator pode ser também o urso que persegue Crash em Crash Bandicoot 2 . Obviamente ele é um personagem mal.
 

Morsa Rusty

Uma morsa que trabalhava como cozinheiro no navio de N. Gin em Crash Twinsanity. Ao confundir Crash com a carne que ia cozinhar, tem uma perseguição com ele no navio mas acaba preso numa porta. Por trabalhar com N.Gin talvez ele seja um personagem mal.

Tikimon

Um gigantesco deus totem que recebeu vida dos Gêmeos do Mal para que destruísse Crash e Córtex em Crash Twinsanity. Porém, Crash consegue derrotar Tikimon atirando Córtex em sua garganta inúmeras vezes, o que fez com que ele ficasse inanimado mais uma vez.
Tikimon possui duas faces: uma tem a boca aberta, e outra tem a boca fechada. Ele também tem a habilidade de liberar pequenas criaturinhas de pedra e raios laser dos olhos.

Yaia Panda

Uma menina panda que mora em uma floresta de bambu e que pede a Crash e seus amigos para ajudá-la a derrotar Nitros Oxide que queria tomar sua floresta em Crash Nitro Kart 2. Ela é uma personagem jogável no mesmo jogo o carro dela é quase identico ao de Von clutch.




Super créditos para a Bandipédia português

Blogs recomendados:
Em breve outros: ☺
psPlayer

psPlayer (link)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Participem e interajam conosco através dos comentários. Aqui seu comentário tem um grande valor para nós!